quinta-feira, 29 de julho de 2010

Itens importantes para viagens de moto



Estás são 13 coisas que todo motociclista deveria pensar e tentar se lembrar, antes e durante uma viagem de moto. Mais um texto que espero que ajude outras pessoas e seja bem achado e procurado na net! Pois deu bastante trabalho para eu mesmo encontra-lo.

Antes de sair pra pegar estrada sempre verifique a calibragem dos pneus, nível de óleo, verifique o funcionamento de todas as luzes e ajuste de freios caso necessário.

NUNCA, viu o NUNCA, faça brincadeiras com a moto na estrada, qualquer vacilo é chão e vai estragar o passeio de todo mundo.

Procure viajar com pelo menos mais dois parceiros, caso tenha algum problema, um fica junto da moto e outro vai pedir auxilio.

Se parar no acostamento, não marque bobeira com os caminhões, o arrasto q eles criam pode derrubar uma moto.

ANTENÇÃO NESSA, pra quem tem moto de pequeno porte, muita atenção ao cruzar com veículos grandes na direção contraria, o arrasto pode te desequilibrar, então quando avistar um caminhão, caminhonete, mantenha-se próximo ao acostamento ou a direita da pista caso não tenha acostamento.

Caso a viagem seja longa e leve bagagem, coloque todas as suas roupas dentro de sacolas plásticas e vede com fita adesiva, na sua cidade o tempo pode estar ótimo, mas no meio da estrada nunca se sabe como estará, caso peguem uma chuva sua roupa estará protegida.

Evite levar a bagagem em mochilas nas costas, além de ser incomodo, dependendo da distancia a ser percorrida suas costas ou a do(a) garupa ficaram comprometidas, então, se estiver sem garupa, amarre tudo no banco do garupa, caso esteja com garupa, coloque um bagageiro e amarre tudo nele.

SEMPRE tenha ferramentas dentro de sua bagagem, pode ser o Kit q vem com a moto mesmo, na necessidade eles quebram uma árvore.

SEMPRE ande em grupos sem deixar dispersar, mas também não fiquem muito próximos, de preferência ao posicionamento tipo grid de formula 1, ou em fila indiana, desde que tenha uma distância consideravelmente boa para a moto da frente, em caso de buracos ter tempo de reação.

10º Para motociclistas com menos experiência, é recomendada uma parada a cada 100Km.

11º Itens necessários para se levar numa viagem:
–Algum dinheiro em espécie (o suficiente para abastecer ou comer em algum lugar que não aceite cheque ou cartão).
–Um telefone celular com cobertura na área de sua viagem.
–Kit de reparo de pneus (espátula, remendo e bomba de encher) ou um desses produtos de reparo rápido.
–Existem também as chamadas vacinas de pneu, que prometem não deixar o pneu furar. (que anula a necessidade do item a cima).

12º Itens aconselháveis para levar:
–Roupa impermeável para chuva (uma calça já ajuda bastante).
–Mapa da estrada com localização de postos de gasolina e restaurantes (Internet).
–Lista com alguns telefones úteis.
–Bandana para colocar por baixo do capacete (evita que o suor deixe o capacete com cheiro desagradável e alivia o atrito com a cabeça).
–Óculos escuros.
–Kit de primeiros socorros (o Kit que deveria ser obrigatório é suficiente para pequenas emergências) algum remédio para dor, geralmente em viagens longas muitos ficam com dor de cabeça.
–Lanterna. (caso vá pegar estrada à noite).
–Tirantes ou cordas para fixação da motocicleta, em caso de reboque.

13º Itens pessoais:
–Casaco de couro, se possível com protetores em Kevlar (Nunca viaje sem jaqueta, pedras ou outros objetos sempre são lançados dos carros à frente).
–Luvas de couro.
–Botas.
–Calça de couro ou jeans. (Sempre com calça, viajar de bermuda é proibido, pode tomar multa e ter o veiculo apreendido, então seja consciente e não estrague o passeio).
–Capacete (integral para viagens).

Um comentário:

  1. Acho que coloquei essa informacao no topico errado, entao repasso aqui.
    Grande Paulo, esta fazendo a coisa certa, revisao na moto antes de viajar p/ evitar enprevistos, e mesmo assim ainda esta sujeito a eles, mas faz parte de vida de um motociclista, o negocio eh nao estressar. Gostaria de indicar um ascessorio que para min e para os que ja usam eh indispensavel numa viajem. E' o tal do sheepskin, pele de carneiro para o banco. Qaundo vc roda num banco de vinil a nossa pele nao consegue respirar e acaba transpirando, com isso a calca molha e comeca entao a friccao com a pele e acaba tendo assaduras, trazendo desconforto. A tal da pele de carneiro apesar de deixar a moto muito feia, permite a pele respirar, o banco fica mais macio, e' termica tanto no verao quanto no inverno, e quando vc deixa a moto no sol, e vai sentar, o banco esta frio. Pergunte ao Toninho que acabou de chegar de viajem ne Norte Carolina, ele nao dispensa mais a pele de carneiro, como eu disse antes, quem compra, e acessorio para o resto da vida, no regrest. Caso alguem queira comprar aqui vai um site www.alaskaleather.com Have a good trip!

    ResponderExcluir

Acreditamos que ao longo da vida é importante colecionarmos histórias para contar. Junte-se a nós nessa aventura de moto pelos EUA !